quarta-feira, 8 de outubro de 2014

Resenha - Poisonous


Autor: Masquerade
Gênero: Romance, comédia, amizade
Fanfic: Amor Doce
Classificação: +18
Link: Poisonous

Sinopse
Ela? Perdeu a mãe muito cedo e passou a adolescência toda fazendo besteiras para depois começar em uma faculdade do outro lado do país.
Ele? Fugiu de casa para seguir seu sonho e viver a sua vida do jeito que acreditava ser o certo.
Ela? Não tem fé no amor e não se deixa amar ninguém.
Ele? Compõe as músicas da sua banda, onde ele é o vocalista.
Um acordo com o pai viúvo, a mudança para o apartamento de um completo desconhecido, o choque de personalidades. O acaso, ou o destino. Mentiras ditas. Verdades escondidas. Negação. Conflitos. Emoções à flor da pele.
E rock 'n' roll.
A ideia de ser uma universitária comum desaparece no mesmo tempo que um cara usando apenas uma cueca box leva para abrir a porta do apartamento número quatorze do segundo andar de um prédio em Raleigh, Carolina do Norte.



Resenha

Eu encontrei esta história por acaso, quando a vi e li a sinopse, pensei: "Por que não?". Sempre adorei histórias no estilo romance/drama, e essa foi a primeira coisa que me atraiu. Nunca gostei muito de ler fanfics, sempre preferi histórias originais. Eu conhecia o jogo que foi a base para a criação da história, e foi uma das coisas que me fez pensar, já que a maioria das fanfics na categoria Amor Doce sempre tem o mesmo enredo clichê e que muitos já devem estar cansados de ver. Mas a autora fez uma coisa nova, ela deu mais personalidade aos personagens e ao enredo em si.

Os personagens de Poisonous são sem dúvida encantadores. Me apaixonei pela protagonista Alice logo de cara, ela é uma personagem cativante, é forte, decidida, objetiva e encantadora. Quando Lysandre apareceu, eu não achei que ele fosse ser tão significativo pra mim, mas, a personalidade, a forma de pensar e agir me fizeram adorá-lo cada vez mais no decorrer da história, seu lado romântico e sentimental são alguns dos aspectos que mais me fazem gostar do Lysandre. Outro na minha lista de "queridinhos" é o Castiel, a autora remodelou a personalidade do bad boy e o transformou em algo diferente, por mais que ele ainda seja um pouco mal humorado, chato e metido a "pegador", ele ainda tem um lado que muitos autores e leitores esquecem, ele tem aquele lado que pensa, o que sabe diferenciar as coisas, talvez até um lado sentimental, não temos como ter certeza. Castiel é sem dúvida, na minha opinião, um dos melhores tipos de amigo que se pode ter, ele também tem seu lado protetor e tem uma forma única de expressar isso, como quando defende Alice. Os outros personagens também são únicos e cativantes, conforme você lê a história fica cada vez mais envolvido com cada um deles.

Clichê? A história tem pequenos aspectos que muitas pessoas classificariam como clichê, mas mesmo estando presentes na história, eles não se tornam aquela coisa chata e previsível que normalmente dão sono ao leitor. A autora fez bom uso dos aspectos clichês, ela os pegou e os transformou em algo único e bem trabalhado. Talvez alguns já estejam cansados da garota que tem medo de amar, ou da mocinha que se apaixona pelo cara da banda, mas em Poisonous essas questões só fazem você se apaixonar e se envolver cada vez mais com a história e os personagens.

Como eu já disse, nunca fui muito fã de fanfics, já li algumas e poucas me agradaram. Por mais que Poisonous seja uma fanfic, é como se a autora tivesse criado seu próprio mundo. Masquerade expandiu as personalidades dos personagens e os transformou em algo único e inovador, ela não se prendeu à apenas características que já faziam parte deles ou até mesmo em aspectos do enredo da história de cada um. A autora conseguiu pegar a dimensão que os personagens já pertenciam e transformá-la em algo único, completo e novo, como a personalidade e história de cada personagem. Sem esquecer é claro, dos personagens criados pela própria autora.

Um aspecto que eu particularmente adoro em qualquer história é todo o sentimentalismo presente nela, e isso é o que não falta em Poisonous. Como a história é contada em primeira pessoa e por vários pontos de vista, podemos conhecer melhor os personagens, saber o que eles pensam e como se sentem. A descrição dos sentimentos na história é profunda e complexa, podemos sentir exatamente o que o personagem quer passar e eu até consigo me colocar no lugar deles. Um turbilhão de sentimentos nos é passado no decorrer da história, medo, dor, amor, felicidade, e cada personagem tem sua maneira de lidar com a situação.

O enredo é diferenciado, é complexo, é interessante. E a forma como a autora escreve é fascinante, te faz ficar preso ao texto, te faz sentir tudo o que esta sendo passado. O enredo atrai pela sua complexidade, os detalhes, sempre adorei detalhes, e é o que tem em Poisonous. Os detalhes não são minuciosos a ponto de descrever até a marca da escova de dentes da protagonista, mas sim, detalhes importantes, pequenos e interessantes, desde detalhes dos próprios personagens até detalhes do ambiente, ou até mesmo dos sentimentos.

E também há uma das minhas partes favoritas: a trilha sonora. Sim, a história conta com algumas letras de músicas maravilhosas da banda HIM. Existe algo melhor do que ler uma excelente história ao som de um bom rock n' roll?

E claro, não posso me esquecer da autora, que é uma fofa como pessoa, pude perceber isso através de suas palavras, ela é muito criativa e suas histórias são encantadoras, não apenas Poisonous, mas também suas oneshots Beatiful Decadence e I Love You - In Venerete Veritas, ambas na mesma linha de Poisonous. Ela é ainda mais fofa por ter me permitido fazer essa resenha, e eu gostaria de agradece-la imensamente por me permitir demostrar o amor que tenho por Poisonous através de minhas palavras. Não deixem de conferir essa história maravilhosa, cheia de sentimentos e personagens encantadores. E que venha Dangerous!

Nenhum comentário:

Postar um comentário